livro inteligencia e metafisica noite lancamentoOntem, 04 de dezembro de 2012 foi lançado o livro “Inteligência e metafísica em Ibn Sina (Avicena)” de Miguel Attie Filho.

O evento se deu na Livraria Cortez, em frente a PUC-SP das 18:30 até as 22:00hs.

A noite contou com a mesa-redonda composta pelo autor e seus convidados Safa Jubran, professora de língua árabe da USP e de Carlos Arthur Ribeiro do Nascimento, filósofo e professor da PUC-SP.

O livro que sai pelo selo próprio da Attie Editora teve como representante Paula Attie que abriu a mesa e destacou o papel sustentável e social que o trabalho de edição de livros deve cumprir nos dias de hoje, lembrando que nessa primeira publicação, 10% da tiragem foi artesanal como um presente aos convidados da noite.

Safa Jubran, explicou o tema da filosofia escrita em língua árabe, suas característica e peculiaridades no trato dos conceitos filosóficos e, ainda, destacou as dificuldades de se lidar com um texto escrito no século XI e.c. de filosofia e, ainda, em árabe. Um tipo de linguagem muito técnica para que alguém fora do âmbito da filosofia possa se aventurar a traduzir ou comentar os textos. Asafa Jubran ilustrou as dificuldades e a importância da filosofia e das ciências no mundo árabe frente ao mundo latino durante o período medieval da Europa.

livro inteligencia e metafisica noite lancamento2Carlos Arthur Ribeiro do Nascimento comentou sobre lugar e papel que a metafísica ocupou no interior da divisão das ciências, destacando as metáforas usadas pelos filósofos para as operações intelectuais dos seres humanos. Frisou a estrutura dual da realidade com a qual os pensadores do período antigo e medieval operaram, isto é, a materialidade e a imaterialidade como duas faces da alma, nas palavras de Ibn Sina. O professor mostrou, ainda, como os seres humanos habituados a acharem que o conhecimento é só o conhecimento sensível, tem dificuldades para perceber que os seres humanos são capazes de formular leis gerais na ciência que não tem suporte na particularidade das coisas, apontando uma área imaterial da existência.

Miguel Attie Filho, pontuou  a ligação entre a psicologia, a epistemologia e a metafísica de Ibn Sina, os três livros de sua trilogia de estudos sobre o pensamento desse autor. Falou, ainda, sobre as lições contemporâneas que podemos retirar de um tipo de pensamento abragente como o de Ibn Sina na construção de sociedades mais humanas e dedicadas ao entendimento do homem, da sociedade e do cosmos. Entendeu que com essa publicação encerrou-se seus período de estudos fortes ligado à filosofia árabe, destacando que seu interesse segue,a gora, em pesquisar outras filosofias e pensamentos universais, tal como o indiano, do Egito antigo, da Suméria, das civilizações pré-colombianas etc, procurando estabelecer uma teoria da história do pensamento, como é espelhado em seus ite Marcas e Pensamentos- Notas a uma História do Pensamento da Terra.

Onde encontrar:

* Loja Virtual da Editora.  Acesse.

* Livraria Cultura. Acesse.

* Livraria Humanitas (USP – Prédio de Letras Tel.: 3091-3728  ou email livrariahumanitas@usp.br.

* Veja  fotos do evento em UOL MAIS FOTOS

FacebookTwitterGoogle+LinkedInEmailWhatsAppCompartilhar