inteligencia e metafisicaMarcos Carrieri entrevista Miguel Attie Filho

por ocasião do lançamento do último livro de sua trilogia sobre a filosofia de Avicena.

Inteligência e Metafísica em Ibn Sina (Avicena) / leia na íntegra

29/11/2012 – 18:22

Filosofia árabe em foco

Professor da Universidade de São Paulo, Miguel Attie Filho lança livro sobre o filósofo Avicena e encerra trilogia iniciada em 2000.

Marcos Carrieri marcos.carrieri@anba.com.br

São Paulo – O professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), Miguel Attie Filho, completa no próximo mês os estudos sobre o filósofo Ibn Sina, também conhecido como Avicena, com o lançamento do último livro de uma trilogia que começou a ser publicada em 2000. “Inteligência e metafísica em Ibn Sina (Avicena)” encerra um projeto que começou em 1996, quando o professor concluiu seu mestrado, e que se estendeu pelo doutorado e pós-doutorado de Attie, encerrado em 2006. Só agora, após concluir outros trabalhos é que Attie encerra este ciclo.

Os três livros, lançados em 2000, 2007 e 2012 tratam do pensamento de Ibn Sina, filósofo que conseguiu, no século 11, relacionar o conhecimento que o ser humano desenvolve sobre si mesmo, que é a inteligência, com os questionamentos sobre o que é a existência, o que é o universo, que são temas tratados na metafísica.

Livro trata das teses de Ibn Sina

Este estudo se aprofunda no último volume da trilogia, que é formada também por “Os sentidos internos em Ibn Sina”, o primeiro livro da trilogia, e “O intelecto em Ibn Sina”, o segundo livro. Os três são resultado das pesquisas que Attie fez para a dissertação de mestrado e para a tese de doutorado e para o pós-doutorado.

O filósofo nasceu em 980 onde hoje fica o Uzbequistão, morreu em 1.037 no Irã e foi um dos precursores da falsafa, a filosofia árabe. Além de tratar das relações entre o homem e seus significados e os questionamentos da existência, Avicena aborda outros temas. Um dos principais estudos é a obra “A Cura”, formada por livros que estudam Lógica, Ciências Naturais, Matemática e Metafísica.

De olho nos Árabes

Attie se interessou pelos pensadores árabes e pela falsafa no fim da graduação pois observou que no Brasil se estudava muito pouco sobre os filósofos orientais. O foco das escolas brasileiras e europeias eram os grandes filósofos gregos, franceses, alemães e os renascentistas, mas não os indianos, nem os persas, nem os árabes. Desde então, as pesquisas em torno de Avicena, Averróis, Al-Farab e Al-Kindi formaram a base dos estudos de Attie. Para sua surpresa, porém, o conhecimento que estes filósofos orientais desenvolveram no seu trabalho também teve como base as teorias forjadas anteriormente no ocidente.

“Descobri que os autores árabes, persas, indianos, aquilo que pensamos ser uma filosofia muito diferente, têm uma presença muito grande na formação do pensamento europeu a partir do século 12. Então, estudar um pensador como o Avicena não é estudar outra filosofia, é estudar a história do pensamento. Muito do que chamamos de filósofos ocidentais têm na sua base leituras e influências de pensadores anteriores que a gente chamaria de orientais. Esses muitas vezes estão presos em autores como os filósofos gregos”, diz Attie.

Embora a história do pensamento tenha se “encaixado” durante as pesquisas sobre Avicena, Attie afirma que foi neste processo que ele acabou por decidir que assuntos tratar na trilogia. Esses temas, novamente, foram selecionados a partir da influência que exerceram em outras pesquisas de grandes pensadores. “O trajeto foi procurar obras que não só eram importantes por seu conteúdo, mas que tiveram uma repercussão real na formação do pensamento. Foi o principal argumento para a escolha dos textos”, diz o professor.

O livro que agora é lançado também trata de questões sensíveis à formação do povo árabe e da crença islâmica. “A prática mística que tem como objetivo levar o humano a se conectar com o divino encontrou nas teorias do Avicena um tipo de prato pronto. Por isso ele fundamentou também boa parte do pensamento da mística árabe e islâmica”, afirma.

Serviço
“Inteligência e metafísica em Ibn Sina (Avicena)”
Autor: Miguel Attie Filho
Attie Editora
206pp.

* O lançamento oficial está marcado para as 18h30 da próxima terça-feira (4) na Livraria Cortez.

Onde encontrar:

* Loja Virtual da Editora.  Acesse.

* Livraria Cultura. Acesse.

* Livraria Humanitas (USP – Prédio de Letras Tel.: 3091-3728  ou email livrariahumanitas@usp.br.

FacebookTwitterGoogle+LinkedInEmailWhatsAppCompartilhar